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Golpes financeiros por telefone ou internet: saiba como evitar
Golpes financeiros estão cada vez mais sofisticados. São estelionatários, equipados com tecnologia de captura de dados, com abordagens como se fossem gerentes de banco, informando que é necessário atualizar seus dados em um link ou que seu cartão foi clonado ou extraviado.
De acordo com o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), as fraudes bancárias geralmente são aplicadas por meio de mensagens de texto, e-mails e telefonemas. O grande problema é que as pessoas clicam nos links, dão informações pessoais pelo celular ou fornecem senhas ou códigos.
O Idec informa que a pessoa deve desconfiar de mensagens e telefonemas que dizem ser da instituição financeira pedindo dados ou senhas.
Conheça algumas dicas de como evitar fraudes bancárias:
1 - Golpe por telefone para atualização de Informações - Os bancos e operadoras de cartão de crédito nem ligam, nem enviam mensagens pedindo que os clientes atualizem informações. Além disso, não solicitam que você forneça senhas ou códigos de acesso ou de validação para transações digitais (como chave de segurança e token). Se entrarem em contato com você por meio desses canais, não acredite. Em caso de dúvida, ligue para seu banco ou entre no aplicativo da instituição financeira.
2 - Golpe ao clicar em Links- Evitar clicar em links enviados por SMS ou por e-mail. Há casos de usuários que são redirecionados a uma página falsa, muito parecida com a do site oficial do banco, confundindo a vítima.
3 - Golpe da clonagem de cartão - Nesta estratégia, os golpistas ligam dizendo o que o cartão foi clonado e que foram realizadas compras com ele. Com um discurso parecido com o utilizado pelos representantes do banco, acabam enganando a vítima e induzindo-os a fornecer dados para supostamente bloquear o cartão. Caso receba uma chamada desse tipo, desligue e ligue para o número que está no verso do seu cartão, utilizando outro aparelho de telefone.
4 - Golpe do depósito errado. A vítima recebe uma ligação do golpista, dizendo que fizeram um depósito errado na sua conta, pedindo que a pessoa faça a correção devolvendo o valor depositado por engano em sua conta. Neste caso, procure o seu banco. Fraudadores fazem falsos depósitos com envelopes vazios para aplicar o golpe.
Como agir e onde denunciar em caso de golpe:
- O boletim de ocorrência pode ser feito por meio do site da Secretaria de Defesa Social no link: http://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/ .
- Na sequência, as provas devem ser entregues na delegacia mais próxima, caso o prejuízo seja inferior a 40 salários-mínimos; ou na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, caso o valor do golpe seja maior do que 40 salários-mínimos.
- A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos de Pernambuco fica localizada na Rua Gervásio Pires, 863, no bairro de Santo Amaro, Recife.
- O atendimento acontece das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.
- E-mail:
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Redação: Andréa Pessoa - @mandalaconsultoria
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