A eleição será dia 15 de novembro

No dia 15 de novembro, os eleitores do Recife vão às urnas escolher o novo prefeito da capital pernambucana. Para a disputa deste ano, 11 candidaturas foram registradas, sendo uma das campanhas mais disputadas em comparação com outros estados do país. Dessas, seis formaram coligações e cinco são de partidos que concorrem isolados (PSL, Novo, PSTU, PRTB e PCO).

Há uma pluralidade de partidos, ideologias e propostas. Recife é o maior colégio eleitoral de Pernambuco, com 1.157.324 eleitores. Por haver muitas candidaturas, há grande probabilidade de que a eleição vá ao segundo turno em 29 de novembro.

O prefeito Geraldo Júlio, do PSB, completa o segundo mandato e luta para transmitir o legado do PSB ao filho do ex-governador Eduardo Campos, falecido em 2014. 

Saiba quem são todos os candidatos à Prefeitura do Recife em 2020, começando pelos três candidatos mais competitivos, que já apontam reais possibilidades de vencer o pleito. As propostas estão no link fornecido pelos candidatos ao TSE.

 

Confira um breve perfil dos candidatos na disputa pela Prefeitura do Recife e suas principais propostas

1 - João Campos (PSB) - 40
Deputado federal mais votado de Pernambuco em 2018, João Campos tem 27 anos e é formado em engenharia civil. Sua vice é a advogada Isabella de Roldão (PDT). Em 2016, assumiu o cargo de chefe de Gabinete na gestão do governador Paulo Câmara. Sua coligação é formada pelos partidos: PSB, PDT, PCdoB, MDB, PSD, Rede, PV, PROS, Avante, Republicanos, PP, Solidariedade. (Proposta de João Campos aqui) 

2 - Mendonça Filho (DEM) - 25
Ex-ministro da Educação do governo Michel Temer e ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho, 54 anos, é administrador de empresas e consultor nas áreas de educação e de gestão pública. Tem três mandatos de deputado federal. Sua vice é a deputada estadual e ex-vereadora do Recife, Priscila Krause (DEM). A coligação é formada pelo DEM, PSDB, PTB e PL. 
(Proposta de Mendonça Filho aqui) 

3 - Marília Arraes (PT) - 13
Vereadora do Recife por três mandatos consecutivos, a advogada Marília Arraes, 36 anos, é a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT). Formou a coligação Recife Cidade da Gente, com PT, PSOL, PTC e PMB. Seu vice é o advogado João Arnaldo (PSOL).  Ela já foi secretária de Juventude e Qualificação Profissional da capital pernambucana. Atualmente, está no seu primeiro mandato como deputada federal. 
(Proposta completo de Marília Arraes aqui)

4 - Delegada Patrícia (Podemos) - 19

Patrícia Domingos, 38 anos, está disputando pela primeira vez um mandato eleitoral. Formada em direito, com pós-graduação em direito público, assumiu o cargo de delegada da Polícia Civil de PE em 2008 e se mudou para a capital de Pernambuco. Ela é do RJ e ficou conhecida por sua atuação na Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (DECASP). Seu vice é Léo Salazar (Cidadania). ( Proposta da Delegada Patrícia aqui)

5 - Carlos Andrade Lima (PSL) -17
O escolhido pelo PSL para a disputa no Recife é Carlos Andrade Lima. Advogado, será candidato pela primeira vez. Sua vice é a psicóloga Rosaly Almeida (PSL).( Proposta de Carlos aqui)

6 - Charbel Maroun (Novo) - 30
Procurador do município desde 2011, Charbel foi presidente da Associação Municipal Procuradores do Município do Recife e, em 2018, se candidatou ao cargo de deputado federal. Seu vice na chapa é o procurador André Teixeira (Novo). (Proposta de Charbel aqui)

7 - Cláudia Ribeiro (PSTU) - 16
Cláudia Ribeiro é professora da rede municipal do Recife.  Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem como vice Katia Telles (PSTU). Sua chapa é 100% feminina das eleições do Recife deste ano. (Proposta de Cláudia Ribeiro aqui)

8 - Coronel Alberto Feitosa (PSC) - 20
Deputado estadual no 4º mandato, Alberto Feitosa é coronel da Polícia Militar de Pernambuco. Também foi secretário de Turismo do Estado de PE e secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife. Seu vice é o Pastor Wellington Carneiro (Patriota). (Proposta do Coronel Alberto Feitosa aqui)

9 - Marco Aurélio Lima (PRTB) - 28
Deputado estadual, o candidato do PRTB está registrado nas urnas como Marco Aurélio Meu Amigo. Ele é advogado e pós-graduado em Ciências Políticas. Já foi vereador do Recife por dois mandatos. Seu vice é o Coronel José Alves (PRTB). (Proposta de Marco Aurélio aqui)

10 - Thiago Santos (UP) - 80
Thiago Santos é o escolhido pelo novo partido, a Unidade Popular (UP), criado em 2019. Advogado e pós-graduado em Direito do Trabalho, ele tem o médico Aníbal Valença (UP) como vice. Formou a Frente de Esquerda do Recife (FER): UP/PCB. (Proposta de Thiago Santos aqui)

11 - Victor Assis (PCO) - 29
Victor Assis é colunista da comissão de redação do jornal Causa Operária, além de apresentador da Causa Operária TV. Sua vice é a advogada Roberta Rita (PCO). As propostas são a resolução da 30ª Conferência Nacional do Partido da Causa Operária. (Proposta de Victor Assis aqui)

........................................................................................................ 

Redação e edição: Andréa Pessoa I @mandalaconsultoria I www.mandalaconsultoria.com
Diagramação e arte: Alexandre Oliveira

 
 
 
 
 
 
 
 

Rua Prof. Andrade Bezerra, 64 | Parnamirim
Recife – PE | CEP: 52.060-270
Tel.:(81) 3441-6044
afremsindical@afremsindical.org.br