Eles utilizam uma técnica de crime cibernético

Atualmente, um golpe simula comunicado de internet banking para dar golpes em clientes de banco. Na prática, cibercriminosos utilizam e-mail ou mensagem de celular, disfarçam um comunicado oficial e levam o usuário para um site falso que promete atualizar os dados cadastrais ou o envio de um boleto para pagamento, em anexo, com código de barras.

A Diretoria do Afrem Sindical sugere que os associados só utilizem o aplicativo oficial do seu banco. “Alguns servidores estão sendo notificados com e-mails ou mensagens, mas são softwares maliciosos”, explica Fábio Macêdo, presidente do Afrem Sindical.

No ano passado, a empresa Tempest, que atua com segurança da informação constatou que o golpe é uma tentativa de phishing, uma técnica de fraude online, que significa "pescando". Ou seja, os criminosos utilizam esta técnica para "pescar" os dados das vítimas que "mordem o anzol" lançado pelo phisher ("pescador"), nome que é dado a quem executa um phishing.

De acordo com os pesquisadores de cibercrime, o novo malware usa serviços de atualização adulterados do Windows para infectar os computadores. Em 2019, foram mais de 28 mil vítimas de nove instituições. Já em 2018, o número foi bem maior. Cerca de 120 mil pessoas foram prejudicadas.

.....................................................
Redação: Andréa Pessoa
Imagem: Freepik – Banco de Imagem  

 

Rua Prof. Andrade Bezerra, 64 | Parnamirim
Recife – PE | CEP: 52.060-270
Tel.:(81) 3441-6044
afremsindical@afremsindical.org.br