No site Registrato, do Banco Central, o cidadão pode monitorar sua vida financeira

Uma nova modalidade de crime cibernético está acontecendo no Brasil. É o golpe da portabilidade do salário.  Os criminosos utilizam documentos falsos, com dados da vítima, e abrem uma conta em outro banco (em geral, banco digital) e solicita a portabilidade. Essa solicitação pode ser feita pelo aplicativo dos bancos, sem que seja necessário ir até uma agência.

Segundo especialistas, desde 2018, o Banco Central passou a permitir que a pessoa realize o procedimento no banco no qual possui a conta-salário ou na instituição financeira na qual pretende passar a receber, abrindo uma nova conta. Toda a solicitação pode ser feita por aplicativo.

Qualquer dúvida ou movimentação estranha, a pessoa deve entrar em contato com o banco que possui sua conta-salário.

Como monitorar sua vida financeira? O Banco Central do Brasil possui no seu site um portal intitulado Registrato, onde a pessoa poderá obter mais informações e monitorar as suas movimentações bancárias. O login é feito com uma conta gov.br ou, então, fazendo um cadastro rápido no próprio site. Acesse no link https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/ .

A pessoa pode consultar no Registrato informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome; lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos; consulta dívidas com órgãos públicos inscritas no Cadin Federal; chaves pix e operações de câmbio.

Para denunciar:  Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos

Endereço: Rua da Aurora, 487, Boa Vista, Recife/PE.
Fone: 081-3184-3206 / 3207
E-mail: dpcrici@policiacivil.pe.gov.br

........
Redação e edição: Andréa Pessoa – @mandalaconsultoria
Foto: banco de imagem

#AfremSindical
#golpesdigitais
#golpedaportabilidade
#bancos
#crimescibernéticos

Rua Prof. Andrade Bezerra, 64 | Parnamirim
Recife – PE | CEP: 52.060-270
Tel.:(81) 3441-6044
afremsindical@afremsindical.org.br