Conheça a lista das doenças que permitem a imunização neste grupo

O Governo do Pernambuco publicou, no dia 27/4, uma portaria com as definições sobre como será realizada a vacinação contra a covid-19 em pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas. Para esse público, a expectativa é que a vacinação comece em maio. O governo aguarda as doses do Ministério da Saúde para dar início à vacinação.

De acordo com a Superintendência de Imunizações e das Doenças Imunopreveníveis, Ana Catarina de Melo Araújo, os critérios de seleção dessa população se baseiam em recomendações do Ministério da Saúde (MS), com pactuação da Secretaria Estadual de Saúde, junto aos municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Formulário - Para que o cidadão tenha o direito a ser vacinado neste grupo, é necessário que um profissional de saúde confirme a doença e que seja preenchido um formulário (faça o download aqui). A única exceção é para pessoas com Síndrome de Down, na qual a informação poderá ser autorreferida, bastando relatar no momento da vacinação.

Uma observação importante é que tanto os médicos quanto os enfermeiros podem atestar e assinar o formulário para pessoas que são atendidas na área pública. Já nas unidades de saúde privada, apenas médicos podem atestar o documento. 

 

Confira a as comorbidades definidas na campanha de vacinação contra a covid-19:

Diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão arterial resistente (nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade)

Insuficiência cardíaca

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensiva/ Síndromes coronarianas / Valvopatias/ miocardiopatias e pericardiopatias / Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas / Arritmias cardíacas/ Cardiopatias congênita no adulto/ Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

Doença cerebrovascular

Doença renal crônica

Imunossuprimidos

Anemia falciforme

Obesidade mórbida

Síndrome de Down

Cirrose hepática

Gestantes e puérperas

 

Duas fases - Os critérios de priorização para vacinação do grupo de pessoas com comorbidades serão divididos em 2 fases:  

Na fase I , serão vacinados, prioritariamente, independentes da faixa etária (18-59 anos), indivíduos que sejam imunossuprimidos e pessoas transplantadas, pessoas com Síndrome de Down e pessoas vivendo com HIV independentemente da idade; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade; Obesidade mórbida; Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade; e pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Na fase 2, serão vacinados os indivíduos as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos: pessoas com comorbidades; pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC; Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

..................................................................
Redação: Andréa Pessoa I @mandalaconsultoria
Arte: Alexandre Oliveira

#covid-19
#vacina
#AfremSindical
#PE

 

Rua Prof. Andrade Bezerra, 64 | Parnamirim
Recife – PE | CEP: 52.060-270
Tel.:(81) 3441-6044
afremsindical@afremsindical.org.br